Novos resultados do Latin NCAP: Decepcionante zero estrela para o primeiro Veículo Elétrico, três estrelas para o Novo Sportage e Mitsubishi retorna às cinco estrelas
13.12.2022

A sexta e última publicação do ano de 2022 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, mostra um resultado preocupante de zero estrela para o JAC E10X, três estrelas a melhorar para o Kia New Sportage e cinco estrelas para o Mitsubishi Outlander.

O primeiro veículo elétrico avaliado pelo Latin NCAP, o JAC E10x, também chamado de e-JS1, E-S1, produzido na China e/ou montado no México, ganhou zero estrela. O JAC E10X, que oferece dois airbags como equipamento padrão, atingiu 0,00% em ocupante adulto, 6,34% em ocupante infantil, 20,25% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 6,98% em assistência à segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical e proteção de pedestres. O JAC E10x não oferece Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão. No impacto frontal apresentou estrutura instável e também estrutura instável para a área dos pés. A proteção torácica do motorista foi pobre, o que significa uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, levando a zero ponto na colisão frontal para a segurança dos adultos. O sistema de corte de emergência para evitar o risco de choque elétrico após uma colisão não funcionou no teste de colisão frontal, criando riscos adicionais e sérios que não devem ser negligenciados. O resultado é válido para a versão elétrica e de combustão interna do modelo, chamada de S1. A avaliação foi realizada sem qualquer cooperação do fabricante.

O Kia Novo Sportage, produzido na Coreia do Sul e na Eslováquia, alcançou três estrelas. O Novo Sportage, que agora oferece seis airbags e ESC como equipamento padrão, atingiu 82,31% em ocupante adulto, 71,57% em ocupante infantil, 47,56% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,81% em assistência à segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC. O Sportage foi avaliado como um modelo gêmeo corporativo do Hyundai Tucson recentemente avaliada pelo Latin NCAP no início de 2022. O fabricante decidiu padronizar os seis airbags e o ESC como consequência do teste realizado ao Hyundai Tucson em 2022. O veículo tem outros equipamentos opcionais que, se disponibilizados de forma mais ampla, poderiam melhorar a classificação. O Novo Sportage foi avaliado como uma decisão voluntária do fabricante e o resultado é válido para todas as plantas de produção. Este resultado é válido desde VIN: KNAPU81CMN7093201 e início da produção de 15 de julho de 2022, para veículos produzidos na fábrica da Coreia do Sul e para VIN: U5YPX81DBPL089757 e início da produção de 16 de setembro de 2022, para veículos produzidos na fábrica da Eslováquia.

O Mitsubishi Outlander, produzido no Japão , alcançou cinco estrelas. O Outlander com sete airbags (dois frontais, um para o joelho do motorista, dois laterais para o corpo e dois laterais de cortina para a cabeça), e ESC como equipamento padrão, ganhou 90,5% em ocupante adulto, 91,33% em ocupante infantil, 54,71% em proteção de pedestres e usuário vulneráveis das estradas e 84,17% em assistência à segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) na cidade e interurbano, detecção de ponto cego e ESC. O Outlander mostrou bom desempenho em geral, estruturas de impacto frontal estáveis, proteção adequada a boa nos quatro testes dinâmicos e de colisão para adultos e proteção quase total para ocupantes infantis. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.

  Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

"O Latin NCAP está muito preocupado com o resultado da JAC e com a falta de resposta do fabricante. Este resultado provou estar errado o mito de que os consumidores geralmente associam veículos elétricos a veículos de alta tecnologia e mais seguros, e reafirma que – como qualquer outro veículo – eles devem ser avaliados quanto à segurança. O Latin NCAP convida abertamente a JAC a melhorar este modelo ou qualquer outro modelo para mostrar aos consumidores que a frota da JAC tem carros com melhor desempenho em termos de segurança.

O equipamento padrão atualizado no Kia New Sportage demonstra quão poderosos são os testes do Latin NCAP, como quando testando seu gêmeo corporativo, o Tucson, com apenas dois airbags e ABS, levando a Kia a padronizar seis airbags e ESC no New Sportage. Parabenizamos o resultado do Outlander e esperamos que a Mitsubishi leve este bom desempenho e obtenha uma pontuação para os modelos de menor preço que geralmente respondem pelo maior volume de vendas. A rotulagem de segurança veicular, incluindo a classificação em estrela do Latin NCAP, é a ferramenta mais eficiente para carros mais seguros na região, antes dos regulamentos e como resultado de uma decisão voluntária dos fabricantes”.

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:

"Como consumidores, somos muito gratos ao Latin NCAP, pois graças ao programa é possível detectar riscos à vida e integridade da população, como o representado pelo modelo JAC E10X. Estamos surpresos que uma empresa tão nova como a JAC tenha decidido apostar em uma segurança tão ruim para um veículo com o qual eles certamente estavam procurando expandir sua cobertura de mercado entre os veículos elétricos. Para o bem da população da América Latina e do Caribe, espero que estes resultados sirvam não apenas como um aviso para os consumidores, mas também para que a marca JAC melhore a segurança deste modelo e de todos os outros que ela oferece em nossos países."

"Com relação ao Kia New Sportage, embora tenha obtido uma classificação três estrelas, ainda tem muito espaço para melhorias em termos do desempenho de proteção oferecido. Esperamos que a Kia opte por uma maior ambição de proteção para os modelos oferecidos na América Latina. Parabenizamos a Mitsubishi pela mais alta classificação na história da avaliação da marca através dos protocolos do Latin NCAP. É sempre agradável reconhecer modelos que têm, desde a versão básica, desempenho de segurança adequado para a vulnerabilidade humana, independentemente de onde o modelo em questão é comercializado. Esperamos que toda a gama de modelos Mitsubishi na América Latina e no Caribe tenha os mesmos níveis de proteção aos ocupantes e possa aumentar ainda mais a segurança que os veículos Mitsubishi proporcionam aos usuários vulneráveis das estradas."


JAC E10X / e-JS1 / E-S1 / S1 (dois airbags)

O modelo mostrou estrutura instável e área instável para os pés no impacto frontal com baixa proteção para o peito do motorista, levando a zero ponto no impacto frontal para a segurança dos adultos. No impacto lateral, a proteção dos adultos foi baixa, com o tórax e a pélvis mostrando proteção fraca. O teste de chicotada cervical mostrou proteção pobre do pescoço, já que o fabricante não conseguiu demonstrar que a estrutura do veículo impediria um risco para os ocupantes em uma colisão traseira. O modelo não oferece airbags laterais para proteção da cabeça, portanto, o impacto lateral de poste não foi realizado. O modelo não oferece frenagem autônoma de emergência (AEB) e não possui folha de resgate e nenhuma certificação de desempenho estrutural no impacto traseiro. A proteção dos ocupantes infantis teve um desempenho baixo porque o fabricante não recomendou o uso de sistemas de retenção Infantil (SRI) nos testes. O modelo não apresenta marcação adequada para ancoragens ISOFIX de acordo com os requisitos do Latin NCAP, não possui interruptor de desativação do airbag quando um SRI voltado para trás é instalado no banco da frente. A proteção de pedestres mostrou um desempenho baixo e o Latin NCAP não teve o envolvimento e a cooperação do fabricante para esta parte fundamental da avaliação. O modelo não oferece Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão; entretanto, a tecnologia foi avaliada e mal atende aos requisitos. O Aviso do Uso do Cinto de Segurança (SBR) é apenas padrão para o motorista, não é oferecido nenhum sistema de limitação de velocidade, bem como sistemas de detecção de ponto cego e suporte de pistas. O veículo alega oferecer um sistema de corte de emergência para evitar o risco de choque elétrico após uma colisão, mas na colisão frontal o sistema não funcionou, como se não tivesse estado presente. No impacto lateral, o corte indicou que ele foi ativado, mas o veículo ainda tinha energia da bateria para continuar a funcionar.

Leia o relatório completo

Veja o vídeo dos testes

Faca o download das fotos dos testes


Kia Novo Sportage (
seis airbags)

O Novo Sportage foi equipado com seis airbags e ESC padrão por volta da mesma época que seu gêmeo corporativo, o Tucson – testado no início de 2022 como resultado de que o Latin NCAP selecionou o Tucson com dois airbags padrão para os testes. O Novo Sportage também estava disponível em alguns mercados com apenas dois airbags, mas o fabricante decidiu rapidamente atualizar para seis airbags e ESC padrão após o Latin NCAP ter selecionado e testado o Tucson com dois airbags no início de 2022. O Novo Sportage agora também oferece como padrão, além de seis airbags e ESC, cintos de três pontos em todas as posições de assentos, sinalização i-Size, SBR para os dois passageiros dianteiros e sistemas de limitação de velocidade. Para o Novo Sportage, o Latin NCAP não avaliou equipamentos opcionais, tais como frenagem autônoma de emergência, sistemas de suporte de pistas e detecção de borda de estrada, como foi feito para o Tucson, pois sua disponibilidade não atende aos requisitos do Latin NCAP. O Kia Novo Sportage foi avaliado no teste frontal e mostrou desempenho semelhante ao de seu gêmeo Hyundai Tucson; entretanto, a desaceleração frontal mostrou ligeiras diferenças, embora tenha mantido uma pontuação de proteção dos ocupantes muito semelhante. O impacto lateral posterior mostrou o mesmo desempenho, bem como proteção de pedestres. A falta de tecnologias de assistência à segurança explica o resultado de três estrelas do New Sportage. O resultado é válido a partir do VIN: KNAPU81CMN7093201 com início de produção em 15 de julho de 2022 para veículos produzidos na fábrica sul-coreana e para U5YPX81DBPL089757 com início de produção em 16 de setembro de 2022 para veículos produzidos na fábrica eslovaca.

Leia o relatório completo

Veja o vídeo dos testes

Faca o download das fotos dos testes

 

Mitsubishi Outlander (sete airbags)

O Outlander mostrou bom desempenho em geral, estruturas estáveis em impacto frontal, proteção adequada a boa nos quatro testes dinâmicos e de colisão para adultos e proteção quase total para ocupantes infantis. A proteção de pedestres foi média e as tecnologias de assistência à segurança  mostraram bom desempenho. O modelo também está equipado com airbag central, mas somente em algumas versões e em alguns mercados.

Leia o relatório completo

Veja o vídeo dos testes

Faca o download das fotos dos testes

 


Acerca do Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicado os resultados de mais de 150 veículos. www.latinncap.com/po/resultados

O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative. O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária e à iniciativa Stop the Crash.





Galeria de fotos

Galeria de vídeos