Peugeot 2008 decepciona com uma estrela
05.06.2025
O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, apresentou hoje o terceiro resultado do ano de 2025 com uma estrela para o Peugeot 2008. Até o momento, os nove modelos da Stellantis avaliados pelo Latin NCAP sob o último protocolo – em vigor desde 2020 – não conseguiram obter mais do que duas estrelas.
O Peugeot 2008, produzido na Argentina, e algumas unidades na Europa, alcançou uma estrela. O 2008, que oferece quatro airbags (dois frontais e dois laterais para o tórax) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como padrão, e Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS, na sigla em inglês) como opcionais, alcançou 42,16% em Ocupante Adulto, 59,21% em Ocupante Infantil, 54,48% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 55,81% em Assistência à Segurança. O teste de impacto lateral de poste não foi realizado e foi classificado com zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas fileiras dianteira e traseira padrão. A classificação obtida em proteção de ocupantes adultos limitou o resultado do modelo a uma estrela.
O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres, ESC e Sistema de Assistência de Velocidade (SAS). O modelo apresentou estrutura instável no teste de colisão frontal e, no teste de impacto lateral, a proteção lateral foi boa para todas as regiões do corpo. A proteção do peito da criança de um ano e meio foi deficiente e a proteção da cabeça e do peito da criança de 3 anos poderia ter sido melhor. A proteção dos pedestres em geral foi boa, com alto risco de lesões nas áreas próximas ao para-brisa e aos pilares A. A parte superior e inferior das pernas apresentaram proteção adequada a boa. O requisito mínimo de pontuação de segurança passiva para pontuar no ADAS na proteção do ocupante adulto não foi atingido, assim como as taxas mínimas de disponibilidade. Os airbags laterais de cortina padrão e o interruptor de desativação do airbag do acompanhante para evitar o risco de lesões em crianças que viajam viradas para trás só são oferecidos nas versões mais caras. De acordo com os protocolos atuais, os fabricantes podem sempre solicitar a avaliação do equipamento de segurança opcional para que a Latin NCAP faça comentários sobre essas tecnologias e seu desempenho, mas a Peugeot não fez essa solicitação.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica em equipamentos de segurança passiva dos modelos desde 2010 e recomenda aos consumidores que adquiram versões equipadas com proteção lateral para a cabeça e com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho, como a Frenagem Autônoma de Emergência.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"A Stellantis decepciona mais uma vez, neste caso com um modelo que tem concorrentes no mercado que oferecem melhor equipamento de segurança passiva e ativa de série, como o Nissan Kicks Play, o Hyundai Creta e até mesmo modelos que obtiveram cinco estrelas, como o Volkswagen T-Cross e o Nissan Novo Kicks. O grupo Stellantis tem capacidade técnica para oferecer melhor segurança de série e melhor desempenho. Sob sua nova liderança global, o Latin NCAP espera uma reação para melhorar o desempenho de seus produtos. É preocupante ver que fabricantes de veículos líderes, como alguns dos que fazem parte do grupo Stellantis, continuem oferecendo modelos com desempenho de segurança tão baixo, como se as vidas na América Latina e no Caribe não importassem tanto quanto as da Europa".
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“Este resultado de uma estrela para o Peugeot 2008 é inaceitável e reflete uma preocupante falta de compromisso com a segurança básica por parte da Stellantis em nossa região. Não se trata de uma limitação técnica, mas de uma decisão empresarial que prioriza a redução de custos em detrimento de vidas humanas. É alarmante que tecnologias e níveis de proteção que o mesmo modelo oferece em outros mercados não sejam incluídos como equipamento padrão na América Latina e no Caribe. Instamos os governos a exigirem maior transparência por meio de uma rotulagem de segurança veicular obrigatória, que permita aos consumidores tomar decisões informadas e incentive todos os fabricantes a melhorar a segurança de seus modelos".
Peugeot 2008 (4 airbags)
Leia o relatório completo
Assista ao vídeo dos testes
Faça o download das fotos dos testes
Novos resultados dos testes dos Sistemas de Retenção Infantil para a América Latina e o Caribe
A Hyundai junta-se ao clube das cinco estrelas com o Tucson, enquanto o Citroën Basalt confirma os péssimos resultados da...
Kia volta a oferecer segurança máxima, dessa vez com o K4
O popular Volkswagen Tera obtém a classificação máxima
- Galeria de fotos e videos
- Publicações
- Contato para Imprensa
Mejora de los estándares de seguridad de los vehículos en América Latina y el Caribe a través de la adopción de Reglamentos ONU y sistemas de información al consumidor - Informe final del Proyecto Bien Público Regional BPR
The potential for vehicle safety standards to prevent deaths and injuries in Argentina, Brazil, Chile and Mexico: a 2018 update
El potencial de los estándares de seguridad vehicular para evitar muertes y lesiones en Argentina, Brasil, Chile y México: actualización 2018
Latin NCAP 2017 Activities Report
2017 Latin NCAP Reporte de Actividades
Latin NCAP Reporte Actividades 2016
Carolina Pereira
Communications Manager
comunicacion@latinncap.com

