A Ford Ranger entra para o clube das picapes cinco estrelas, enquanto a Volkswagen Nova Amarok recebe apenas três estrelas
12.12.2024

A Ford Ranger entra para o clube das picapes cinco estrelas, enquanto a Volkswagen Nova Amarok recebe apenas três estrelas 

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, apresentou hoje a sétima rodada de resultados de 2024, com cinco estrelas para a Ford Ranger e três estrelas para a Volkswagen Nova Amarok.

A Ford Ranger, produzida na Argentina, obteve cinco estrelas. A Ranger, que oferece sete airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, obteve 93,11% para o Ocupante Adulto, 89,80% para o Ocupante Infantil, 74,77% para a Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 92,01% para a Assistência à Segurança. O veículo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) Cidade, AEB Interurbano, AEB Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), Sistemas de Suporte de Faixa (LSS), Sistema de Assistência à Velocidade (SAS) e Detecção de Ponto Cego (BSD). 

O impacto frontal mostrou estrutura e área dos pés estáveis, proteção adequada para o tórax do adulto, proteção total no impacto lateral, proteção adequada para o tórax e o abdômen no impacto lateral de poste e proteção total para os ocupantes infantis no impacto frontal e lateral. A proteção contra chicotada cervical foi marginal para o pescoço do adulto. A proteção para pedestres apresentou, em sua maioria, proteção adequada a boa para a cabeça, mas a borda dianteira do capô recebeu proteção deficiente. A proteção da parte superior da perna apresentou áreas de proteção ruim e a proteção da parte inferior da perna exibiu áreas de proteção marginal. O AEB VRU apresentou bom desempenho e obteve a pontuação máxima. O AEB Cidade e o AEB Interurbano também apresentaram bom desempenho e atenderam aos requisitos de disponibilidade. O LSS está disponível, mas, como não está ativado por padrão, não pôde ser considerado para a pontuação. O BSD e o SAS tiveram bom desempenho. O modelo foi avaliado de forma voluntária pelo fabricante. O resultado é válido para unidades a partir do número de VIN: AFAFR6CB0SP137990.

A Volkswagen Nova Amarok, produzida na Argentina, recebeu três estrelas. A nova Amarok, que oferece seis airbags e ESC de série, obteve 80,87% para Ocupante Adulto, 87,08% para Ocupante Infantil, 62,18% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 66,28% para Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, AEB interurbano e LSS.

O impacto frontal mostrou estrutura e área dos pés estáveis, proteção marginal para o peito do motorista e adequada para o peito do passageiro. O impacto lateral obteve boa proteção devido aos airbags laterais e de cortina padrão, e o teste de impacto lateral de poste apresentou proteção adequada para o peito do adulto. A proteção contra chicotada cervical (whiplash) foi marginal para o pescoço do adulto. Ambos os ocupantes crianças foram instalados voltados para trás usando ancoragens ISOFIX, seguindo as melhores práticas globais, mostrando boa proteção geral. A proteção para pedestres apresentou, em sua maioria, proteção adequada e boa para a cabeça e boa proteção para a parte superior e inferior das pernas. A Nova Amarok oferece o Alerta de Colisão Frontal opcional, que mostrou bom desempenho. No entanto, como não se trata de um sistema de frenagem ativo (o sistema emite um aviso, mas o veículo não freia por conta própria), não foi possível obter uma pontuação mais alta na avaliação do AEB. As tecnologias de assistência ao motorista incluem o Aviso de Saída de Faixa, que não conseguiu obter uma pontuação mais alta, pois não é um sistema de segurança ativo (o sistema emite um aviso, mas o veículo não se autocorrige). O modelo poderia alcançar a classificação máxima de estrelas melhorando as pontuações do AEB e do LSS por meio da adição de sistemas ativos com bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. O modelo foi avaliado de forma voluntária pelo fabricante.

A Volkswagen Nova Amarok testada pelo Latin NCAP não é a mesma que a Nova Amarok vendida em outros mercados do mundo. A Nova Amarok para a América Latina e o Caribe é exclusiva para a região e não é vendida em nenhum outro lugar, portanto, a classificação de três estrelas é válida apenas para o mercado do Latin NCAP.

O Latin NCAP avalia a versão mais básica do equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem versões equipadas com tecnologias ADAS testadas e com bom desempenho, como AEB, LSS, BSD e RED.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

“Parabéns à Ford por ingressar no clube das cinco estrelas do Latin NCAP de picapes médias sob um  protocolo mais rigoroso, junto com a Mitsubishi L200/Triton, recentemente avaliada. A falta de tecnologias de assistência ativa à condução impediu que a Volkswagen Nova Amarok obtivesse uma classificação melhor, embora o fabricante tenha oferecido no passado o mesmo modelo e plataforma na Europa, com melhor nível de equipamento. As três picapes médias avaliadas em 2024 pelo Latin NCAP, L200/Triton, Ranger e Nova Amarok, foram voluntariamente aprimoradas após a demanda do mercado por níveis de segurança que atendem aos protocolos do Latin NCAP. Enquanto isso, a Nissan NP300/Navara e a Toyota Hilux, que foram avaliadas de acordo com os protocolos anteriores, têm classificações desatualizadas. Na maioria das vezes, as melhorias voluntárias surgem como uma reação às classificações do Latin NCAP, demonstrando, mais uma vez, o efeito catalisador dos testes e das informações independente dos consumidores”. 

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse: 

“A classificação de cinco estrelas da Ford Ranger demonstra como os fabricantes podem priorizar a segurança e obter um desempenho de proteção aceitável, mesmo em segmentos competitivos, como o de picapes médias. Essa conquista, embora haja espaço para melhorias na proteção de pedestres, envia uma mensagem clara ao mercado de que a segurança nunca deve ser comprometida. Embora a Amarok apresente alguns desenvolvimentos positivos, a falta de tecnologias de segurança ativa limita seu desempenho. A Volkswagen deve garantir que os consumidores da América Latina recebam os mesmos padrões mínimos de segurança que em outras regiões. Os resultados do Latin NCAP destacam a necessidade de que os fabricantes se comprometam com medidas de segurança globalmente equitativas.

Com essa rodada de resultados do Latin NCAP, reiteramos a urgência de implementar um sistema obrigatório de rotulagem de segurança de veículos em toda a região, permitindo que os consumidores façam escolhas informadas com base nas classificações de segurança por estrelas do Latin NCAP. Esse sistema capacitaria os compradores e levaria os fabricantes a priorizar a segurança em nossa região".


Ford Ranger (7 airbags)

Leia o relatório completo
Assista ao vídeo dos testes
Faça o download das fotos dos testes


Volkswagen Nova Amarok (6 airbags)

Leia o relatório completo
Assista ao vídeo dos testes
Faça o download das fotos dos testes

 



Acerca do Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP tem publicado os resultados de mais de 170 veículos. www.latinncap.com/po/resultados

O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative. O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária e à iniciativa Stop the Crash. 





Galeria de fotos

Galeria de vídeos