Chevrolet Aveo apresenta mínimas melhorias ao incorporar dois airbags
12.12.2017

Os últimos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foram apresentados hoje 12 de dezembro. O Chevrolet Aveo, com dois airbags, foi um dos carros testados, obtendo zero estrela a respeito da proteção do ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil. O Aveo tinha sido avaliado previamente pelo Latin NCAP em 2015, quando era o modelo mais vendido no México. Na época, o Aveo era vendido sem airbag na versão padrão. Na avaliação do ano 2015, o modelo ganhou zero estrela para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante infantil, em um teste de batida frontal a 64 km/h. Nesse teste, o modelo exibiu uma alta probabilidade de lesões de risco de vida para o motorista, fato que explica sua qualificação de zero estrela.

Como ação positiva, a Chevrolet atualizou o modelo Aveo em 2017, incorporando dois airbags frontais padrões, cintos de segurança de três pontos em todos os bancos e ancoragens ISOFIX. O Latin NCAP decidiu testar novamente o modelo depois dessas melhorias de segurança sob os protocolos de avaliação atualizados. Depois do teste de batida frontal do Aveo 2017, foi registrado um nível de proteção pobre para o peito do motorista, mesmo contando com airbags. O rendimento estrutural foi qualificado como instável, da mesma forma que o modelo avaliado em 2015, o que explica também o movimento da coluna de direção e os pedais, aumentando o risco de lesões no motorista.

Conforme protocolos de 2015, o Aveo, com dois airbags, teria conseguido uma estrela para a proteção do ocupante adulto e um resultado melhorado para a proteção do ocupante infantil de três estrelas. Portanto, em comparação com o resultado de zero estrela de 2015, houve uma melhoria, mas apenas de uma estrela para proteção dos ocupantes adultos.

Como o Latin NCAP avaliou o Aveo 2017 sob o último protocolo, o modelo também foi avaliado no teste de impacto lateral, obtendo zero estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil. O impacto lateral oferecido pelo Aveo para os ocupantes adultos é de adequado para bom. A proteção dos ocupantes adultos, levando em conta a proteção no impacto frontal e lateral, é de zero estrela. A proteção do ocupante infantil mostrou melhorias a respeito do modelo de 2015, já que nesse ano os sistemas de retenção infantil (SRI) tinham sido instalados utilizando cintos de segurança, e no teste de 2017 os SRIs foram instalados usando ancoragens ISOFIX e top tether, ganhando a totalidade de pontos no teste dinâmico. O bom rendimento dinâmico em comparação com o teste de 2015 é explicado pelo uso de ancoragens ISOFIX e pelo rendimento estrutural instável na batida frontal que reduziu a energia nas filas dos assentos traseiros. A redução de pontos foi gerada pela falta de sinalização ISOFIX, conforme requisitos do Latin NCAP, pela falta de interruptor de desativação do airbag do passageiro, instruções escassas e a falha de alguns SRIs para serem instalados corretamente no carro.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

"O Latin NCAP demonstrou, mais uma vez, que o fato de simplesmente incorporar airbags não garante que um carro seja seguro quando a estrutura é instável. Solicitamos à GM que proporcione os mesmos níveis de segurança na América Latina e no Caribe que os oferecidos, de forma padrão, em outros mercados. As regiões estão reagindo antecipadamente e além dos requisitos governamentais, devido aos testes do Latin NCAP. O Latin NCAP faz questão de solicitar aos governos da América Latina e do Caribe a adotar, urgentemente, os padrões de teste de impacto frontal e lateral da ONU, os padrões de Controle Eletrônico de Estabilidade e os requisitos de proteção para pedestres. Assim sendo, solicitamos que todos os testes do Latin NCAP sejam obrigatórios para os consumidores estarem informados sobre a segurança dos modelos que compram, mesmo sem existir as normas mínimas de segurança".

Chevrolet Aveo 2017

Teste de colisão. Relatório completo

Descarregue o vídeo do teste de colisão

Descarregue imagens do teste de colisão

Chevrolet Aveo 2015

Teste de colisão. Relatório completo

Descarregue o vídeo do teste de colisão

Acerca do Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, demonstrando ser muito eficazes no progresso da segurança dos carros. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicando os resultados de mais de 60 veículos, em seis fases de teste.

O Latin NCAP agradece o apoio recebido do Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), do International Consumer Research and Testing (ICRT), da FIA Foundation, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative.

O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária 2011-2020, especialmente o pilar referido ao veículo do Plano Mundial e à iniciativa Stop the Crash.

Comunicado do Imprensa >>