Quem somos

O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) oferece aos consumidores informação independente e transparente sobre os níveis de segurança que tem os diferentes modelos de veículos no mercado.

Latin NCAP utiliza métodos de ensaio internacionalmente reconhecidos e qualifica entre 0 e 5 estrelas a proteção oferecida pelos veículos para ocupantes adultos e ocupante criança. Latin NCAP começou em 2010 como uma iniciativa e em 2014 foi criada como uma associação, no âmbito de uma entidade jurídica. Latin NCAP avalia a segurança versão mais básica dos modelos disponíveis no mercado.

E tem como objetivo:

Oferecer aos consumidores da América Latina e do Caribe avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos;

Estimular os fabricantes a melhorarem o desempenho em segurança de seus veículos à venda na região da América Latina e do Caribe;

Incentivar os governos da América Latina e do Caribe a aplicarem as regulamentações exigidas pelas Nações Unidas quanto aos testes de colisão para os veículos de passageiros.

Os membros ativos da Latin NCAP são:

ASPEC, Automóvil Club Boliviano *, Automóvil Club de Chile *, Automóvil Club de Colombia *, Automóvil Club de Costa Rica *, Automóvil Club del Uruguay *, Centro para la Defensa del Consumidor, CESVI Argentina, CESVI Brasil, CESVI Colombia, CESVI Mexico, Consumidores Argentinos *, El Poder del Consumidor, Federación Iberoamericana de Asociaciones de Víctimas contra la Violencia Vial (FICVI) *, FIA Region IV *, Fundación Gonzalo Rodríguez *, Fundación MAPFRE *, FUNDECOM, International Consumer Research & Testing (ICRT) *, OMDAI, ODECU * y PROTESTE *.

(*) Membros Fundadores

O Conselho Diretor composto por:

Automóvil Club de Colombia – BOD President
Fundación Gonzalo Rodríguez
PROTESTE
CESVI Argentina
ICRT

O Conselho Fiscal é composto por:

ODECU
CESVI México
Automóvil Club de Costa Rica
FICVI

Os principais patrocinadores do Latin NCAP são:

Quão seguro e seu carro?