SEGURANÇA PRIMÁRIA OU ATIVA

O Latin NCAP avalia o equipamento de segurança primária ou ativa dos modelos, proporcionando pontos fundamentais como requisitos para possibilitar a obtenção de melhores qualificações.

O ESC é o avanço mais significativo em segurança viária desde a introdução do cinto de segurança, sendo um dos sistemas mais importantes, atualmente disponível, que evita a perda do controle do automóvel. Esta tecnologia vem contribuindo para evitar centenas de milhares de acidentes por perda de controle; assim, vem salvando centenas de milhares de vidas.

Essa tecnologia é necessária para obter as 4 e 5 estrelas em ocupantes adultos, sempre que for cumprido com o exigido pelo Latin NCAP e que, tecnicamente, consiga passar o teste conforme normas da ONU.

O sistema é avaliado realizando uma série de testes denominados "manobra evasiva com dupla mudança de pista", uma manobra na qual o veículo muda de pista em duas ocasiões. Para isso, o volante gira bruscamente uns 270 graus com o veículo a 80 km/h. São avaliados os deslocamentos laterais, a estabilidade e a capacidade do veículo de acompanhar um traçado reto. É utilizado para esse procedimento um robô que age com precisão sobre o veículo.



Quão seguro e seu carro?