O Latin NCAP reconhece aqueles modelos que desenvolvem proteção para os usuários mais vulneráveis das vias, os pedestres. Esses desenvolvimentos se apresentam na frente do automóvel. O critério é a norma ONU 127 ou GTR 9. Nelas, é detalhado qual é o máximo nível de lesões permitido (aceitável) que pode causar um veículo caso exista atropelamento de um pedestre. Para isso, são avaliadas as lesões em diferentes partes do corpo de um dummy em diversas zonas da frente do veículo.
O Latin NCAP reconhece aqueles modelos que contam com o sistema AEB em alguma de suas versões em forma padrão ou opcional. O AEB é uma tecnologia avançada de segurança que pode ajudar os motoristas a evitar ou mitigar as batidas com outros carros ou usuários vulneráveis das vias.
Os sistemas AEB utilizam um radar olhando para frente, câmaras ou sensores ópticos ou uma combinação deles para detectar, de maneira rápida e adequada, veículos, pedestres ou outros potenciais obstáculos. Essa informação pode ser utilizada para aplicar os freios e proporcionar até um 1g de desaceleração da força de frenagem em um esforço por evitar e mitigar colisões.
O sistema AEB ajuda a prover um monitoramento constante da estrada na frente e é desenhado para assistir o motorista por meio da ativação automática dos freios, se não responder em tempo, caso venha a ocorrer uma colisão iminente.
O sistema AEB existe atualmente em três formatos que respondem a diferentes tipos de obstáculos:
AEB Cidade
Aplica os freios em situações de baixa velocidade em que uma colisão pode ser iminente em entornos urbanos, como filas de trânsito, cruzamentos ou rotatórias. Funciona até um entorno dos 25 km/h, algumas marcas até 30km/h.
AEB Interurbano
Aplica os freios para evitar colisões em alta velocidade entre dois veículos, por exemplo, em autoestradas. Opera a velocidades de 80-90km/h.
AEB Pedestres
Aplica os freios para não atropelar um pedestre na via, inclusive em situações em que o pedestre entra nela por trás de outros obstáculos, como veículos estacionados.
Como os sistemas AEB utilizam diferentes tecnologias de sensores e algoritmos subjacentes, os automóveis disponibilizados atualmente no mercado podem estar equipados com os três sistemas ou apenas com uma seleção deles.