Novos resultados dos testes dos Sistemas de Retenção Infantil para a América Latina e o Caribe
06.11.2025

O Programa de Avaliação de Sistemas de Retenção Infantil (PESRI) publicou hoje uma nova rodada de resultados com a avaliação independente do desempenho de segurança de 42 modelos de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) vendidos na América Latina e no Caribe.

Esses SRIs, que incluem assentos para bebês, crianças pequenas e crianças, refletem uma ampla gama de opções de instalação e cumprem as normas das Nações Unidas UN R44 ou UN R129. Todos os modelos foram avaliados em impacto frontal a 64 km/h, impacto lateral contra uma “porta” fixa a 50 km/h e sua facilidade de instalação em diversos veículos. Vários dos SRIs avaliados para crianças pequenas oferecem a possibilidade de serem instalados voltados para trás, mesmo após a fase de bebê, o que oferece proteção superior em impactos frontais. Alguns SRIs integrados, com arnês ou escudo de impacto, podem ser girados lateralmente para facilitar a colocação da criança.

Os modelos avaliados estão atualmente disponíveis em diferentes países da região, embora a disponibilidade possa variar. As informações sobre a presença do produto em mercados específicos devem ser consideradas apenas como referência, pois o estoque e a distribuição locais costumam flutuar.

PESRI


Modelos com melhor desempenho

Quatro modelos obtiveram a classificação máxima de 5 estrelas: Bugaboo Turtle Air com Turtle Air Wingbase para bebês, Cybex Anoris T i-Size para crianças pequenas, Cybex Cloud T com e sem Base T para bebês e Doona i + Doona i Base Isofix para bebês. Esses SRIs demonstraram excelente proteção tanto em impactos frontais quanto laterais, além de excelente facilidade de uso.

Além disso, os seguintes modelos receberam classificação de 4 estrelas: Besafe iZi Flex Fix para crianças, Besafe iZi Twist B para bebês e crianças pequenas, Britax Römer Dualfix i-Size para bebês e crianças pequenas, Britax Römer Swingfix i-Size para bebês e crianças pequenas, Bugaboo Turtle Air sem base para bebês, CBX Yari para crianças, Cybex Solution M para crianças, Cybex Solution M SL/ M-Fix/ M-Fix SL para crianças, Cybex Sirona Gi i-Size para bebês e crianças pequenas, Cybex Sirona T i-Size + Base T para bebês e crianças pequenas, Cybex Solution B-Fix/ G i-Fix/ T i-Fix/ Z i-Fix para crianças, Joie Duallo para crianças, Joie i-Level para bebês, Joie Trillo LX para crianças, Joie i-Snug com e sem i-Base Advance para bebês, Joie i-Traver para crianças, Joie i-Trillo LX para crianças, Maxi-Cosi Rodifix Airprotect para crianças, Maxi-Cosi Mica 360 Pro para bebês e crianças pequenas, Maxi-Cosi Mica Pro Eco i-Size para bebês e crianças pequenas, Maxi-Cosi Pearl 360 + base FamilyFix 360 para bebês e crianças pequenas, Maxi-Cosi Pebble 360 Pro2 com e sem base FamilyFix 360 Pro Basis para crianças, Nuna Aace LX para crianças, Nuna Prym para bebês e crianças pequenas, Recaro Monza Nova Evo/ Evo Seatfix para crianças.

Maxi Cosi Rodifix Pro2 para crianças e Safety 1st Road Fix para crianças obtiveram classificação de 3 estrelas. Estes modelos de SRI oferecem um nível de proteção e/ou facilidade de uso comparativamente menor.

Cybex Anoris T i-Size – Virado para a frente com airbag integrado

Entre os SRIs mais bem avaliados nesta rodada de testes, o Cybex Anoris T i-Size se destaca por seu airbag integrado. Este SRI é para crianças com altura entre 76 e 115 cm e pode ser instalado voltado para a frente, oferecendo excelente proteção contra impactos frontais e laterais. Durante os testes de impacto frontal, o airbag é acionado milésimos de segundos após o impacto, ocupando o espaço entre a criança e o sistema de retenção. Isso reduz o movimento relativo da cabeça e do corpo da criança, com uma dinâmica de proteção semelhante à dos assentos voltados para trás. Como resultado, as cargas medidas na cabeça, pescoço e peito do dummy foram baixas ou muito baixas, o que demonstra a alta eficácia do sistema em reduzir o risco de lesões. Este enfoque inovador permite viajar com segurança no sentido da marcha desde uma fase mais precoce, mantendo os rigorosos níveis de proteção esperados dos SRIs mais avançados do mercado.

Ênfase nos boosters

Esta publicação dá especial destaque aos sistemas de retenção do tipo boosters. Embora na América Latina seja comum que os adultos só utilizem SRIs quando as crianças são muito pequenas, o PESRI procura sensibilizar para a importância da sua utilização contínua até uma altura de 1,50 metros, com o cinto de segurança para adultos corretamente colocado para proporcionar uma proteção eficaz. As crianças que não utilizam um booster adequado correm um risco maior de sofrer lesões graves em caso de acidente, uma vez que o cinto de segurança para adultos não oferece proteção adequada por si só.

Recomendações para os consumidores

O PESRI recomenda que os consumidores priorizem a compra e o uso de SRIs com classificações de segurança de 5 ou 4 estrelas, pois oferecem proteção significativamente maior e são mais fáceis de instalar.

O PESRI recomenda o uso de SRIs em todas as circunstâncias. Quando instalado corretamente e usado de acordo com as instruções do fabricante, mesmo um SRI de 3 estrelas oferece uma proteção significativamente melhor do que no caso de crianças que viajam sem qualquer tipo de dispositivo de retenção infantil, e mesmo em comparação com o uso do cinto de segurança para adultos.

O PESRI incentiva os pais e cuidadores a procurarem aconselhamento e orientação para garantir a instalação e o uso corretos dos SRIs. O PESRI recebe com satisfação as perguntas e preocupações dos pais, cuidadores e público em geral para apoiar e orientar as famílias na tomada de decisões informadas para proteger seus filhos durante as viagens.

Recomendações para os governos

O PESRI apela aos governos da América Latina e do Caribe para que implementem regulamentações mais rigorosas que obriguem o uso de SRIs. Em países onde já existe legislação sobre SRIs, as taxas de uso continuam baixas. Isso destaca a necessidade urgente de campanhas de conscientização e uma aplicação mais rigorosa da lei para aumentar o cumprimento e garantir a proteção adequada das crianças.

Além disso, os governos são instados a adotar e aplicar o mais recente Regulamento 129 da ONU (i-Size), que oferece melhorias substanciais não apenas no desempenho dinâmico e na proteção obrigatória contra impactos laterais, mas também na redução do uso indevido, graças a instruções de instalação mais claras por parte do fabricante. A harmonização dos quadros regulamentares em toda a região facilitaria a introdução de modelos de SRIs compatíveis pelos fabricantes e ajudaria a garantir que todas as crianças se beneficiem dos mais altos padrões de segurança disponíveis.

Apelo à ação aos fabricantes de SRIs

O PESRI exorta os fabricantes de SRIs reconhecidos a expandir sua presença em toda a região da América Latina e do Caribe, não apenas nos mercados maiores ou mais lucrativos. Essa maior disponibilidade demonstraria um maior compromisso com a segurança infantil, além dos interesses comerciais. Todas as famílias da região, independentemente de sua localização, merecem acesso a SRIs seguros e de alta qualidade. Isso também promoveria o acesso equitativo à proteção para todas as crianças, independentemente de seu nível de renda ou país de residência.

Sobre os testes e regulamentos

Muitos dos modelos avaliados são certificados pela nova norma UN R129 (também conhecida como i-Size), que introduz a proteção obrigatória contra impactos laterais e a classificação por altura. Os modelos para bebês e crianças pequenas geralmente requerem instalação com ancoragens ISOFIX. Outros estão em conformidade com a antiga norma UN R44, baseada em grupos de peso. Independentemente da norma, uma instalação correta é fundamental. Os sistemas ISOFIX reduzem significativamente o risco de uso incorreto em comparação com a instalação com o cinto de segurança para adultos. No entanto, nem todos os veículos da região estão equipados com ancoragens ISOFIX, pelo que as instruções de instalação nos SRIs (ou pictogramas) e os manuais do usuário são fatores cruciais para a segurança geral.

Sobre o PESRI

O PESRI é um programa independente de informação ao consumidor, apoiado por uma aliança multissetorial que inclui o Global NCAP, a Fundação Gonzalo Rodríguez, a ProTeste (Brasil), a ODECU (Chile), El Poder del Consumidor (México), a FIA Região IV e o ICRT. Seu objetivo é melhorar a segurança infantil na região, fornecendo classificações de segurança claras e apoiando a regulamentação dos SRIs.

Os testes simulam condições reais de colisão de acordo com os níveis de gravidade do Latin NCAP, com avaliações dinâmicas em impactos frontais e laterais e uma análise exaustiva de usabilidade. Todos os SRIs são testados através de um protocolo padronizado para garantir sua comparabilidade.

 

Mais informações: www.pesri.org

Veja o vídeo dos testes

Faça o download das imagens dos testes





Galeria de fotos