Chile incorporará a classificação NCAP na rotulagem de segurança veicular
01.07.2022

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, parabeniza a atualização do Decreto 026 do Ministério de Transportes e Telecomunicações do Chile, que entrou recentemente na Contraloria Geral da República para sua decisão. Através desta modificação será incorporada a classificação de segurança NCAP para modelos de veículos novos comercializados no país. Chile vai se tornar, assim, o primeiro país da região a incluir a classificação de estrelas NCAP na rotulagem de segurança.

O Latin NCAP demonstrou que a avaliação dos veículos e a publicação de seus resultados geram melhorias voluntárias, respondendo à demanda dos consumidores.

O Decreto estabelecerá que, todos os modelos de veículos novos à venda devem exibir a classificação obtida no Programa NCAP, desde que algumas das unidades utilizadas para a avaliação tenham sido adquiridas no Chile. Também, a atualização do Decreto estabelecerá que deve ser indicada a presença ou ausência de uma lista de características de segurança que tenha sido atualizada, incluindo elementos ADAS. A rotulagem também conterá um código QR que é direcionado ao Website da Comissão Nacional de Segurança de Trânsito (CONASET), que incluirá informações completas de testes de segurança NCAP. Caso o modelo não tenha sido avaliado pelo NCAP, com unidades adquiridas no Chile, a etiqueta exibirá a legenda "não disponível". A classificação em estrelas ganha no NCAP, e exibida na etiqueta de segurança, não limita a comercialização dos veículos. A atualização do regulamento chileno também inclui a obrigatoriedade de elementos relevantes para a segurança veicular para o futuro próximo.

Impulsiona-se e exorta-se outros governos a seguirem o exemplo do Chile e acompanharem a mesmas diretrizes para informar independentemente os consumidores sobre os níveis de segurança oferecidos pelos veículos”.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

“Este é um grande passo para o Chile dará em direção a veículos mais seguros na região, seguindo as recomendações da ONU nesta nova Década de Ação para 2030. Sendo o Chile um país da América Latina, entende-se que deveria ter sido exigida a avaliação do Latin NCAP, explicitamente, para impulsionar a avaliação dos modelos mais vendidos. Este é um espaço para a melhoria do regulamento. O Latin NCAP tem demonstrado repetidamente que quando os modelos são avaliados e resultados inesperados são encontrados, os fabricantes reagem principalmente para melhorar a segurança de seus modelos voluntariamente. Consumidores independentes e imparcialmente informados provocam mudanças positivas no mercado no curto e médio prazo. O Latin NCAP apoia e se compromete plenamente com este passo do Chile e de outros países que desejem seguir o exemplo.”

David Ward, Presidente do Global NCAP e da Towards Zero Foundation, disse:

“Este é um momento importante para a segurança veicular no Chile e em toda a América Latina. O Global NCAP parabeniza o governo chileno e o Latin NCAP pela introdução do novo programa de rotulagem de segurança que capacitará os consumidores, ajudando-os a tomar decisões informadas de compra com base no desempenho comparativo de segurança. O Global NCAP apoia fortemente o apelo do Latin NCAP para que outros países da América Latina sigam o exemplo do Chile e introduzam sistemas similares de rotulagem de segurança como um requisito regulatório obrigatório.”

Saul Billingsley, Diretor Executivo da Fundação FIA, disse:

"Este é um passo importante para o Chile, dando aos consumidores os dados para tomar decisões informadas de compra de veículos. Os fabricantes não serão mais capazes de produzir veículos que carecem até mesmo dos mais básicos recursos de segurança e sentirão o impacto econômico de colocar os lucros à frente das pessoas. Este tem sido um processo longo e desafiador e eu elogio o Latin NCAP e o governo chileno por liderar o caminho para a região”.