Latin NCAP: política de avaliação de modelos - junho de 2021
18.06.2021

1) Quando um modelo é selecionado para avaliação, a versão mais básica em termos de segurança (ou a menor especificação em segurança) é aquela escolhida entre todos os mercados cobertos pelo Latin NCAP. Os fabricantes são mais do que bem-vindos para patrocinar versões com melhor equipamento de segurança; por exemplo, com equipamentos opcionais, independentemente de quem tenha escolhido patrocinar o teste. Nesse caso, o Latin NCAP pode comunicar o desempenho da versão melhor equipada na publicação e no resultado do teste; mas não fornecerá uma classificação oficial para esta versão, porque o equipamento adicional avaliado não é padrão. Assim que o equipamento opcional avaliado se tornar padrão em produção, o Latin NCAP atualizará a classificação do modelo o mais rápido possível, indicando a data de produção e o VIN a partir do qual as alterações na produção são incorporadas.

2) Em alguns casos, o fabricante incorpora mudanças na produção, às vezes chamadas de melhorias de design após (ou em resposta a) um teste ou publicação do Latin NCAP. É responsabilidade do fabricante demonstrar, e verificar, aos consumidores as supostas melhorias de segurança dessas alterações nas mesmas condições, avaliando novamente o modelo pela Latin NCAP.

No caso de um modelo melhorado não ser avaliado voluntariamente pelo fabricante, a eficácia das melhorias ou sistemas opcionais indicados pelo fabricante permanecem não verificados e o Latin NCAP manterá a classificação original como resultado baseado em evidências que representam o modelo à venda. Enquanto o modelo melhorado ou com complementos de segurança opcionais não for avaliado e classificado, é implícito e considerado pelo Latin NCAP que as mudanças implementadas no modelo testado não trariam melhorias significativas para a classificação por estrelas desse modelo. O fabricante aceita implicitamente o resultado publicado pelo Latin NCAP como válido também para a versão melhorada do modelo.

3) Em alguns casos, o fabricante decide atualizar o modelo imediatamente após a indicação para avaliação, tentando obter uma classificação melhor. O Latin NCAP celebra essa ação e se compromete a apoiar o máximo possível para atingir prazos razoáveis, bem como a fortalecer a mensagem ao consumidor. Quando o fabricante decidir melhorar o modelo padronizando de determinado equipamento (antes ou depois da publicação do resultado) ou para mostrar o desempenho de equipamentos opcionais, os custos de patrocínio também incluirão todos os custos incorridos pelo Latin NCAP em testes adicionais necessários para completar a avaliação total do modelo. O Latin NCAP, portanto, desestimula a especulação dos fabricantes sobre a indicação de seus modelos pelo Latin NCAP para avaliação.

4) O Latin NCAP será mais assertivo e desafiará publicamente os fabricantes no caso de informações imprecisas e/ou prematuras sobre os resultados dos testes com a intenção de confundir ou desinformar os consumidores.