Atualização de resultados Latin NCAP: Melhoria da Ranger e do Novo Aveo, enquanto a Mitsubishi desilude com a redução de estrelas
13.12.2019

O Chevrolet New Aveo, fabricado na China e disponível principalmente no México, foi atualizado e alcançou três estrelas para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes infantis. O New Aveo foi avaliado em 2018 e atingiu duas estrelas para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes crianças. Em 2018, o Lembrete de Aviso do Uso do Cinto de Segurança (SBR) não atendia aos requisitos do Latin NCAP, o que explicava as duas estrelas para adultos. A partir da data de produção de maio de 2019 e do VIN LSGHD52H1KD125807, o novo modelo Aveo, ano 2020 em frente, foi atualizado com uma melhoria no SBR que permitiu ganhar as três estrelas para a proteção de ocupantes adultos. Veja o resultado atualizado aqui.

A Ford Ranger foi avaliada em 2016 pelo Latin NCAP e alcançou três estrelas para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes crianças. A falta de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) nos níveis exigidos pelo Latin NCAP não permitiu que a Ranger atingisse classificações mais altas. A Ford Ranger atualiza sua produção a partir de dezembro de 2019, cumprindo agora com os requisitos de disponibilidade do ESC de acordo com o Latin NCAP. No limite de validade da classificação da Ranger, a Ford atualizou o equipamento do ESC, após a avaliação do Latin NCAP, atendendo aos requisitos detalhados no protocolo; portanto, a classificação da Ranger foi aprimorada de três a quatro estrelas para a proteção de ocupantes adultos. Assista ao vídeo do ESC da Ford Ranger e acesse o resultado atualizado aqui.

Em 2018, o Latin NCAP avaliou o Mitsubishi Eclipse Cross com cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e três estrelas para proteção de ocupantes crianças, com base no equipamento de segurança padrão de sete airbags e ESC. Depois de detectar que algumas unidades do modelo estão sendo comercializadas na região sem os airbags laterais básicos, o Latin NCAP decidiu fazer uma nova avaliação e reduzir a classificação desse modelo para um cenário apenas de airbags dianteiros. A reavaliação indicou uma nova classificação do Mitsubishi Eclipse Cross de quatro estrelas para proteção de ocupantes adultos e três estrelas para proteção de ocupantes crianças.

Assim que o Latin NCAP reunir evidências de que o equipamento mínimo de segurança oferecido em todos os mercados do Latin NCAP é de sete airbags como padrão, o resultado publicado anteriormente será restaurado imediatamente. Após o recente resultado zero estrela da L200 que acabou de ser publicado, os importadores da Mitsubishi declararam oficialmente que os veículos L200 com dois airbags e ABS "cumprem os regulamentos locais e que a segurança é a principal prioridade da Mitsubishi". De acordo com os atuais protocolos do Latin NCAP, esse equipamento não permitiria um resultado de mais de três estrelas, e a partir de 2020 provavelmente não mais que duas estrelas. Como os representantes da Mitsubishi dizem que a maior prioridade é a segurança, o Latin NCAP espera que eles ajam de acordo e façam o mesmo que, por exemplo, a Toyota, que proporciona cinco estrelas com a Hilux, ou a Chevrolet com o Novo Onix. Em ambos os casos, e em muitos outros, são oferecidos níveis de segurança padrão que geralmente excedem os regulamentos locais.

O Latin NCAP recomenda que os consumidores da região comprem apenas veículos que ofereçam ESC.

 

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

“Está provado que a demanda do consumidor, especialmente as frotas, está mudando rapidamente o mercado em direção a carros mais seguros para níveis mais acessíveis e sem atritos políticos. Apelamos à Ford para melhorar o equipamento de segurança padrão da Ranger e imitar as cinco estrelas da Toyota Hilux. Também esperamos ver em breve uma melhoria no New Aveo em um nível de cinco estrelas como o New Onix. A vigilância do mercado é absolutamente relevante e quando os fabricantes alteram as especificações de segurança de seus veículos, o Latin NCAP é forçado a atualizar o resultado desse veículo.”

 


Acerca do Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicado os resultados de mais de 120 veículos em dez fases de teste. www.latinncap.com/resultados

O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative.

O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária 2011-2020, especialmente o pilar referido ao veículo do Plano Mundial e à iniciativa Stop the Crash.

Comunicado do Imprensa >>





Galeria de fotos

Galeria de vídeos