Renault Sandero/Logan/Stepway: Embora pareçam iguais, oferecem proteção diferente no impacto lateral. A versão fabricada na Colômbia proporciona melhor proteção contra impactos laterais do que a fabricada no MERCOSUL
11.12.2019

Renault Sandero/Logan/Stepway: Embora pareçam iguais, oferecem proteção diferente no impacto lateral. A versão fabricada na Colômbia proporciona melhor proteção contra impactos laterais do que a fabricada no MERCOSUL

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, apresentou o resultado do Renault New Sandero/Logan/Stepway. O Renault New Sandero/Logan/Stepway, atualizado recentemente, produzido no Brasil, na Argentina e na Colômbia, ganhou uma estrela para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes infantis, e depois de aprimorado obteve três estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção dos ocupantes crianças.

O Latin NCAP constatou que existem três diferenças principais que explicam os diferentes níveis de proteção oferecidos por cada origem do Renault Sandero/Logan/Stepway: tamanho e forma dos airbags laterais de cabeça-tórax, intrusão estrutural na proteção contra impactos laterais e estrutura dos bancos dianteiros.

O Latin NCAP encontrou diferenças na forma e no volume dos airbags de tórax e de cabeça nas unidades produzidas na Colômbia com as produzidas no MERCOSUL. Seguindo a experiência do Latin NCAP, o airbag da versão produzida na Colômbia (volume de 22 litros e maior área de cobertura) oferece uma proteção mais robusta em comparação com os airbags das versões produzidas na Argentina e no Brasil (volume de 18 litros e área de cobertura mais restrita:

Os veículos fabricados na Colômbia mostraram uma intrusão estrutural um pouco menor no teste de batida de impacto lateral do que os carros fabricados no MERCOSUL. É provável que os motivos se devam a diferenças de materiais e/ou diferenças nos processos de produção:

A versão fabricada na Colômbia tem uma estrutura diferente dos bancos dianteiros que parecem oferecer mais robustez do que os veículos fabricados no MERCOSUL:

Essas três diferenças se traduzem em melhor proteção contra impactos laterais e impactos laterais de poste da versão colombiana sobre a versão do MERCOSUL.

Os veículos fabricados na Colômbia oferecem uma cópia dos sistemas de retenção de impacto lateral do modelo europeu (Dacia), enquanto os sistemas de retenção de impacto lateral dos veículos fabricados no MERCOSUL são uma versão modificada, com pior proteção. O Latin NCAP questiona a necessidade da Renault de trazer uma estrutura diferente e desenvolvimento de sistemas de retenção para carros produzidos no MERCOSUL quando eles estavam cientes de que a versão de retenção para veículos fabricados na Colômbia demonstrou sistemas robustos de retenção para melhor proteção.

Para a classificação por estrelas, os resultados da versão MERCOSUL foram considerados o pior cenário. De qualquer forma, a classificação por estrelas para adultos não poderia ter sido superior a três estrelas, uma vez que o veículo não possui lembrete de uso do cinto de segurança (SBR) para o passageiro da frente e o nível de disponibilidade do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) está abaixo dos volumes de exigência do Latin NCAP.

Todos os Renault Sandero/Logan/Stepway até VIN 93Y5SRZ85LJ319432 (data 10/12/2019) para carros fabricados no Brasil; até VIN 8A14SRYE5LL345154 (data 03/12/19) para veículos fabricados na Argentina, e até VIN 9FB4SR0EGLM157526 (data 18/07/2019) para veículos fabricados na Colômbia são uma estrela para proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção de ocupantes infantis. A partir desses VINS e datas para cada planta de produção, os Renault Sandero/Logan/Stepway têm três estrelas para proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção de ocupantes infantis.

Renault Sandero/Logan/Stepway (4 airbags)

Uma estrela para a proteção de ocupantes adultos

Leia o relatório completo do teste de colisão

Assista vídeo do teste de colisão

Acesse as imagens do teste de colisão

Renault Sandero/Logan/Stepway (4 airbags)

Tres estrelas para a proteção de ocupantes adultos

Leia o relatório completo do teste de colisão

Assista vídeo do teste de colisão

Acesse as imagens do teste de colisão

 


Acerca do Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicado os resultados de mais de 120 veículos em dez fases de teste. www.latinncap.com/resultados

O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative.

O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária 2011-2020, especialmente o pilar referido ao veículo do Plano Mundial e à iniciativa Stop the Crash.

Comunicado do Imprensa >>

Acesse as imagen

Acesse as imagen

Acesse as imagen





Galeria de fotos