Latin NCAP anuncia novo Protocolo de Avaliação
21.10.2020

Introdução

A segurança vem mudando ao longo dos anos. Hoje, um "carro com boa segurança" é aquele que protege seus ocupantes, mas também evita um acidente e protege os usuários vulneráveis da estrada. Os protocolos de avaliação dos Programas NCAP devem ser aperfeiçoados para poder acompanhar essa evolução do conceito de "carros mais seguros", resultando em mais requisitos para alcançar as classificações mais altas de estrelas.

Os novos protocolos do Latin NCAP visam ampliar o escopo dos aspectos avaliados nos modelos de veículos: da proteção de ocupantes adultos e crianças à proteção de pedestres e tecnologias de assistência de segurança; integrando todas as avaliações em uma única classificação por estrelas.

Principais modificações

O novo Protocolo de Avaliação muda de uma classificação por estrelas separada para adultos e crianças para uma única classificação por estrelas, integrando quatro aspectos das avaliações em áreas-chave: Proteção de Ocupante Adulto, Proteção de Ocupante Infantil, Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e Tecnologias de Assistência de Direção.

Um bom desempenho será necessário nos quatro aspectos, simultaneamente, para obter uma alta classificação por estrelas. Baixo desempenho em apenas um aspecto significa um resultado baixo, mesmo que os outros três ofereçam bom desempenho.

O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), lembretes do uso de cintos de segurança dianteiros e traseiros, proteção de pedestres e melhor proteção contra impactos laterais aumentaram sua relevância e importância no novo protocolo. A Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e tecnologias preventivas, como detecção de veículo no ponto cego (BSD), assistente de permanência em faixa (LKA) e disponibilidade de detecção de borda de estrada (Road Edge Detection - RED), receberão pontos.

No novo Protocolo, é provável que esses modelos de carros sem ESC padrão e com pouca proteção para pedestres tenham uma classificação baixa de estrelas.

Nesta primeira etapa do Protocolo, para obter um resultado de cinco estrelas, será necessário simultaneamente, pelo menos, uma pontuação de 75% na Proteção de Ocupantes Adultos; pelo menos, 80% em Proteção de Ocupantes Infantis; pelo menos, 50% em Proteção de Pedestres e VRU e, pelo menos, 75% em Tecnologias de Assistentes de Segurança. O Latin NCAP aumentará a porcentagem de pontos necessários em cada aspecto ao longo dos anos para atingir os níveis de classificação por estrelas. Veja tabela em anexo

O protocolo completo está disponível em www.latinncap.com/es/nuestros-ensayos e entra em vigor após a última apresentação dos resultados do ano de 2019, em meados do mês de dezembro.

 

Lista completa de avaliações

1 Proteção de Ocupantes Adultos
Impacto Frontal
Impacto Lateral
Impacto Lateral de Poste
Frenagem Autônoma de Emergência (baixa velocidade)
Whisplash (chicote cervical)
Folha de Resgate

2) Proteção de Ocupantes Crianças
Impacto Frontal
Impacto Lateral
Avaliação de Veículos
Instalação de Sistemas de Retenção Infantil

3) Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas
Atropelamento de Pedestres
Frenagem Autônoma de Emergência (para Usuários Vulneráveis de Estradas)

4) Sistemas de Assistentes de Segurança
Lembrete do Uso de Cintos de Segurança dianteiros e traseiros
Controle Eletrônico de Estabilidade + Moose Test
Detecção de Veículo no Ponto Cego
Sistema de Suporte de Pista (Lane Keep Assist - LKA)
Detecção de Borda de Estrada (Road Edge Detection – RED)
Limitador de Velocidade
Frenagem Autônoma de Emergência (alta velocidade)

Perguntas frequentes

Quanto tempo dura o novo Protocolo?
O novo Protocolo entra em vigor no final de 2019 e dura até o final de 2024.

Os fabricantes são informados sobre o novo Protocolo?
Os fabricantes conhecem o novo Protocolo, pelo menos desde o início de 2017.

Um veículo avaliado com o Protocolo anterior, quantas estrelas ele teria com o novo?
Não é possível generalizar nesse aspecto e fazer uma equivalência linear. Como exemplo, pode ser que um veículo que seja cinco estrelas no atual Protocolo, quando avaliado em Proteção para pedestres ofereça baixa segurança na proteção de pedestres e, portanto, a classificação total também será baixa. Ou, pelo contrário, pode ser que um modelo que tenha obtido com o atual Protocolo cinco estrelas, tendo conseguido boa segurança para pedestres e boa assistência de segurança, possa manter as estrelas com o novo Protocolo. Para saber quantas estrelas um modelo obtém com o novo Protocolo, é necessário realizar a avaliação completa dele sem ter que repetir os testes já realizados. Com o novo Protocolo, o Latin NCAP não se aprofunda nos testes realizados até agora, mas os aspectos a serem avaliados no veículo são ampliados.

Os veículos avaliados com protocolos anteriores ainda são válidos?
Os resultados são válidos desde que publicados no site do Latin NCAP. Todos os resultados publicados indicam o ano do teste e qual foi o Protocolo que regia na época. O sistema de classificação de segurança em estrela evolui continuamente à medida que novas tecnologias se desenvolvem e estão cada vez mais disponíveis. Isso significa que os testes são atualizados regularmente, novos testes são adicionados ao sistema e os níveis de estrela são ajustados. Por esse motivo, o ano do teste é essencial para uma interpretação correta do resultado do modelo.

Os fabricantes podem continuar usando os resultados avaliados para publicidade em protocolos anteriores?
Os fabricantes podem continuar usando os resultados do Latin NCAP para publicidade com prazo determinado. Um resultado anterior a 2013 pode até ser utilizado por um período máximo de seis anos (até o final de 2019). Os veículos avaliados a partir de 2014 podem usar o resultado por até quatro anos após a data de publicação.

Qual é a distância do Protocolo Euro NCAP com esta nova atualização?
Com este novo Protocolo, o Latin NCAP está muito próximo do Protocolo Euro NCAP de 2014. Em alguns aspectos está acima do Euro NCAP e em outros nem tanto.

 

Para ver o vídeo do Protocolo 2020 clique aqui





Galeria de fotos